Os looks monocromáticos têm conquistado cada vez mais espaço nos guarda-roupas das pessoas estilosas. Além de conferir elegância e sofisticação, essa tendência permite uma infinidade de possibilidades de combinações, sendo inclusive mais prático na hora de montar a produção.

As combinações podem ser inúmeras, desde calça com blusa, calça com blazer ou casaco, short e blazer ou casaco e também uma grande tendência atual, os coletes. Os tons da alta temporada são os vibrantes, mas as cores neutras como branco, preto e off White nunca saem de moda.

Neste post, vamos explorar as tendências atuais, as modelagens em alta para a próxima temporada e compartilhar truques de estilo para você arrasar nos looks monocromáticos. Também apresentaremos um guia de acessórios que complementam perfeitamente essas produções. Prepare-se para se destacar com muito estilo!

looks monocromáticos

Reprodução: www.gabimay.com.br

O que é um look monocromático?

O termo monocromático diz respeito a uma única cor. Sendo Mono, um prefixo que significa único ou apenas um, e croma, significa cor. Portanto, quando nos referimos a looks monocromáticos, estamos falando daquelas produções de uma única cor. Como, por exemplo, o all black, ou all White, etc.

Tendências atuais e modelagens em alta

Para começar, é importante destacar as tendências atuais que têm se destacado nos looks monocromáticos. Nesta temporada, as cores neutras e terrosas continuam em alta, como o bege, o marrom e o nude. Acima de tudo são grandes clássicos que nunca saem de moda e podem ser usados de diversas maneiras e em diversos lugares.

Além disso, tons vibrantes, como o vermelho e o azul elétrico, também têm ganhado destaque. O mesmo acontece com o verde-lima, o pink e o laranja. Para a próxima estação, espera-se que as modelagens oversized, as peças com tecidos fluidos e as silhuetas estruturadas estejam em evidência.

looks monocromáticos

Reprodução: www.stealthelook.com.br

Truques de estilo para usar looks monocromáticos e não errar

1.      Brinque com tons diferentes

Para adicionar profundidade ao seu look, experimente combinar diferentes tonalidades da mesma cor. Portanto, mesmo criando um look monocromáticos, é possível variar levemente nos tons, criando um tom sobre tom.

Por exemplo, um conjunto de blazer e calça em tons de cinza-escuro, combinado com um top em cinza-claro. Essa técnica cria uma aparência sofisticada e interessante. Trazendo profundidade para a combinação.

2.      texturas e tecidos

Adicionar diferentes texturas e tecidos em looks monocromáticos é uma ótima maneira de torná-lo mais interessante. Experimente misturar peças em couro, renda, seda ou tricô para criar contraste e dimensão.

Mas lembre-se, ao adicionar essas combinações de textura da mesma cor, é preciso ter em mente o contraste dos tecidos. Isso quer dizer que alguns tecidos são bem pesados, enquanto outros são mais leves, visualmente falando. Portanto, é importante se atentar e manter o equilíbrio.

looks monocromáticos

Reprodução: www.estilopropriobysir.com

3.      Destaque com acessórios

Acessórios são essenciais para complementar qualquer look. Opte por peças que contrastem com a cor principal do look, como um cinto em uma cor vibrante, um lenço estampado ou uma bolsa em tom metálico. Isso adicionará um toque de personalidade à sua produção.

Além disso, existem os acessórios dourados, que são clássicos e sempre complementam o visual. Acima de tudo, garantem uma imagem mais refinada e de maior valor.

looks monocromáticos

Reprodução: Pinterest

4.      Varie as modelagens

Uma das grandes vantagens dos looks monocromáticos é a sua versatilidade. Experimente combinar peças com diferentes modelagens, como uma calça pantalona com um top cropped ou uma saia lápis com uma blusa oversized. Essa mistura de proporções trará equilíbrio para o seu visual.

Contrastar peças de estilos diferentes que sejam da mesma cor, criam uma combinação estilosa e fashionista. Por isso, é uma grande tendência para a próxima temporada, os coletes em alfaiataria, mesclados com outras peças mais casuais. E o mesmo vale o contrário, de calças ou bermudas clássicas de alfaiataria, com blusas de estilo mais casual.

Guia de acessórios para complementar looks monocromáticos

Para não errar na hora de criar looks de uma única cor, incluir acessórios vai fazer toda a diferença. Vale lembrar que é possível usar o acessório incluso no look monocromático ou de uma cor contrastante para se destacar. Como, por exemplo:

  • Cintos: Um cinto em uma cor contrastante pode ser usado para marcar a cintura e adicionar um toque de estilo ao seu look. Além de ser usado como ponto de conexão com a cor do sapato ou da bolsa, caso estes não sejam da mesma cor do look.
  • Lenços: Um lenço estampado amarrado no pescoço ou usado como faixa no cabelo é uma opção elegante para complementar um look e ainda deixá-lo estiloso com um toque de outra cor.
  • Bolsas: Opte por bolsas em tons neutros, como preto, branco ou marrom, para criar harmonia no visual. Bolsas em tons metálicos também adicionam um toque de brilho e sofisticação. Não há necessidade de a bolsa ser da mesma cor do look, mas é preciso ter um ponto de conexão da mesma cor, como um cinto ou algum outro acessório.
  • Sapatos: Escolha sapatos que complementem a cor principal do seu look, como um scarpin em tom similar ou um tênis branco para um visual mais casual. Portanto, o mesmo serve para o ponto de conexão.

looks monocromáticos

Reprodução: www.comerblogaramar.com.br

Conclusão

Os looks monocromáticos são uma tendência que vieram para ficar, oferecendo uma infinidade de possibilidades de estilo. Eles podem ser criados desde os mais elegantes e formais com peças de retas e de alfaiataria, como os mais casuais, com tecidos mais fluídos e leves, acompanhados de tênis.

Ao explorar diferentes tons, texturas, modelagens e acessórios, você pode criar produções sofisticadas e cheias de personalidade. Em outras palavras, você pode explorar as mais diversas combinações e assim, descobrir aquela que mais lhe agrade. Contudo, lembre-se de brincar com as tendências atuais e adaptá-las ao seu gosto pessoal.

Agora que você conhece os truques de estilo, com um guia de acessórios, é hora de arrasar nas composições dos looks causando assim uma imagem de impacto. O mais importante é se sentir nem. Portanto, seja confiante e mostre sua elegância em grande estilo!