Essa religião é muito conhecida, até as pessoas mais leigas já ouviram falar dela. Mas o que é o budismo afinal? 


As origens do Budismo

O budismo teve início no século VI a.C., na Índia, seu criador foi Siddhartha Gautama, conhecido como Buda. Baseia-se em religião e filosofia orientais. 

Buda significa “iluminado” ou “desperto”. O budismo é mais que uma religião, é considerada como uma filosofia de vida. Os ensinamentos de Buda são focalizados na razão e na análise individual de cada pessoa.


Usando o budismo para ser mais saudável


Mas como usar essa filosofia oriental para ter um corpo, mente e alma saudáveis? A seguir abordaremos o Budismo como meditar, trazendo algumas dicas de meditação para te deixar mais confortável.

Além disso, é de suma importância você ter um cantinho seu em que possa praticar os ensinamentos de Buda, bem como a meditação em si. 


1 - Tenha um cantinho da meditação

 

cantinho da meditação

Já falamos sobre isso em outro artigo do blog (Leia aqui). Tenha um lugar confortável, pode ser no jardim, ou em algum lugar tranquilo da casa, onde você possa colocar estátuas, incensários e difusores aromáticos para deixar o ambiente ainda mais aconchegante. Isso com certeza fará a diferença na sua meditação.

>>> Clique aqui para ver estátuas de buda, incensários e difusores aqui

Mas voltando ao Budismo e como meditar, você deve tomar por pressuposto de que a meditação é um treinamento, exige concentração e foco. Você pode iniciar com a respiração, com um mantra sons ou sensações.



Budismo - como meditar usando a respiração: 

 

Budismo - como meditar usando a respiração:

O início de tudo é procurar por uma posição confortável e após começar com a inspiração e expiração, faça-os de forma lenta, mantendo a atenção nos movimentos que seu corpo faz, por exemplo movimento do peito e da barriga. 

A respiração por si só traz muitas vantagens, está diretamente associada a saúde, a oxigenação do sangue. Você pode respirar de olhos fechados e ainda assim sentirá os movimentos, você pode controlá-los respirando mais rápido ou não, até encontrar um ritmo que te faça se sentir relaxado. 


Budismo - como meditar usando sons da natureza: 


Você pode sentar-se no ambiente preparado com estatuetas do Buda no jardim. Aproveite o som do vento batendo nas árvores, o som das folhas caindo ou dos pássaros cantando.

Se você não tem jardim, use sua varanda do apartamento ou um cantinho da casa onde tenha corrente de ar. Você pode adquirir filtros dos sonhos, pode ser os de penas ou aqueles com metais que fazem uns sonhos que traz paz e tranquilidade. 

Outra dica para deixar o ambiente com um aroma gostoso é colocar incensários no seu local de meditação. Invista em incensos que o cheiro te agrade e que transmita coisas boas.


Budismo - como meditar usando mantras: 


Você pode procurar por algo que tenha significado, como por exemplo, um verso, uma prece, ou palavras que estão de acordo com o que você deseja. Com o mantra sua tarefa é repetir as mesmas palavras por muitas vezes, isso faz com que sua mente concentre energias apenas numa direção e com foco definido. 


Conclusão sobre o budismo


A meditação eficiente trás benefícios como alívio da tensão, do nervosismo, trazendo tranquilidade, paz, além de autoconhecimento, contribuindo significativamente para uma vida mais saudável, harmoniosa seja com os demais indivíduos ou consigo.

Budismo é uma prática fundamental para quem quer se conhecer melhor, quer estar em sintonia com seu corpo e espírito. Não deixe de aplicar essas dicas de meditação no seu dia a dia, você não se arrependerá.