Em alguns casos, quando nos dispomos a limpar as nossas joias de prata, pode ser que encontremos algumas delas oxidadas . Mas,  a prata 925 enferruja mesmo?

Fique sabendo que encontrar prata 925 enferrujada não é algo muito comum. No entanto, em algumas ocasiões pode SIM ocorrer oxidação nesse tipo de material.

Para expor mais detalhes sobre o assunto, desenvolvemos o conteúdo de hoje, apresentando as principais razões pelas quais poderemos encontrar a prata 925 enferrujada. Saiba como a oxidação se produz!

 

Por que a Prata 925 pode enferrujar?

Por que a Prata 925 pode enferrujar?

 

Ao contrário de outros tipos de metais, a prata começa a escurecer quando sofre um processo de oxidação. A prata é um material precioso de grande qualidade. No entanto, não está isenta de enferrujar-se ao longo da sua vida útil.

Quando nos encontramos com a prata 925 enferrujada, isso não significa que o objeto seja de má qualidade. Tenha em mente que existem inúmeros fatores que afetam a qualidade e aparência da prata e que podem enferrujar as peças que utilizamos.

A prata 925, da mesma forma que outros metais preciosos, como o ouro e o platino, não sofre por oxidação atmosférica. No entanto, o sulfureto de hidrogênio, junto com a água e ar pode formar a ferrugem na prata.

Com essa reação, a prata, em primeira instância toma uma aparência amarelada e, depois termina escurecendo e enferrujando.

No entanto, uma das melhores notícias sobre a prata oxidada é sua capacidade de ser limpa. Todos os objetos de prata podem ser limpos e recuperar sua aparência original sem problemas.

Para fazer isso, basta seguir algumas dicas como as indicadas aqui. Desta forma, a prata oxidada desaparecerá e teremos nossas peças com a aparência do primeiro dia.

 

Fatores que afetam a ferrugem na prata 925

 

Fatores que afetam a ferrugem na prata 925

 

 Nem todos os objetos prateados se comportam da mesma maneira. Por esta razão, não existe uma fórmula que possamos determinar para nos depararmos com a prata 925 enferrujada.

No entanto, o que podemos fazer é mostrar alguns elementos que afetam esse processo e fazem com que isso ocorra. Desta forma apresentaremos as seguintes características que aceleram ou influenciam o processo de oxidação: da prata 925

  • O pH da pele. Isso varia de pessoa para pessoa e, por esse motivo, não pode ser controlado. Assim, existem pessoas com um PH mais ácido que pode acelerar o processo de oxidação.
  • A água na área. Ao lavar um elemento, a água e seus componentes podem influenciar na oxidação da prata.
  • Águas minerais medicinais. Este tipo de água geralmente contém um alto teor de enxofre que estraga a prata.
  • Perfumes, colônias, produtos químicos, sabonetes e produtos de limpeza. Todos os componentes não naturais desses produtos afetam a prata a ponto de oxidá-la.
  • Seu local de armazenamento. Onde colocamos a prata, perto de quais objetos e sob quais condições. afeta muito sua composição física. Dependendo dessas características, podemos aumentar ou diminuir o tempo de oxidação.

A quantidade de enxofre no ambiente. Também não podemos controlar esse fator, pois depende de muitos outros elementos. No entanto, devemos ter em mente que, a mesma peça envelhecerá mais rápido ou mais lentamente, dependendo da área em que vivemos.

Para aprender a limpar sua prata com facilidade, leia este outro artigo aqui do nosso blog: COMO LIMPAR PRATA? VEJA O PASSO A PASSO SEM ENROLAÇÃO.