Prata 925 escurece? Tire todas as suas dúvidas aqui!

Muitos leitores do nosso blog questionam se a Prata 925 escurece. Essa pergunta é comum, tendo em vista que a prata por si só é uma material de qualidade, portanto, muitas pessoas acreditam que ela não deveria escurecer.

Na verdade, a Prata 925 escure mesmo, e isso é perfeitamente normal! Isso mesmo! Inúmeros fatores externos interferem na química da prata, fazendo-a escurecer.

Os principais fatores são o próprio oxigênio e também agentes químicos que, ao entrarem em contato com a prata, acabam danificando o material. No caso dos agentes químicos, eles podem estar presentes em perfumes e produtos de limpeza (principalmente aqueles que possuem cloro em sua composição).

Prata 925 escurece também com suor e gases presentes no ar

Prata 925 escurece? Tire todas as suas dúvidas aqui!

 

O suor e gases presentes no ar também são responsáveis por escurecer a prata 925, justamente porque os componentes presentes na prata reagem aos gases e compostos, tais como o enxofre, formando sobre a prata uma camada de sulfeto, componente responsável por escurecer a prata.

 

Porque a prata 925 escurece com algumas pessoas e com outras não?

 

Porque a prata 925 escurece com algumas pessoas e com outras não?

 

O escurecimento da prata 925 também pode ocorrer dependendo do organismo da pessoa  e o problema pode estar diretamente ligado aos índices de ácido úrico no corpo humano.

Lembrando que o ácido úrico nada mais é do que uma substância produzida naturalmente pelo organismo humano. Desse modo, além da produção dos sais minerais que ficam contidos em nosso suor, devemos atentar para o ácido úrico.

Podemos dizer que o ácido úrico é um dos maiores vilões para as peças de prata 925. No entanto, nem todas as pessoas desenvolvem altos índices desse ácido, e, portanto, você pode ver uma mesma peça de prata escurecer rapidamente com uma pessoa e não com outra.

 

Prata 925 escurece, mas você pode remover esse composto!

 Prata 925 escurece?

 

Isso mesmo! Não há com o que preocupar-se, tendo em vista que é possível remover a cama de sulfeto que escurece a prata com uma limpeza simplificada e eficiente.

 

Limpar prata com bicarbonato de sódio

 

Você pode comprar produtos específicos para limpeza da prata 925, mas também existem alternativas caseiras, com materiais como o bicarbonato de sódio, que inclusive é um meio mais econômico.

Este composto é útil para limpar a prata 925, principalmente em pequenas peças. Inclusive, existem vários procedimentos segundo o tipo de utensílio que queira restaurar.

 

Outros Cuidados e Conselhos para cuidar da Prata 925

 limpar prata 925 com bicarbonato

 

Para que você possa manter o brilho e o cuidado com a prata 925, siga as dicas extras que iremos lhe apresentar abaixo:

  • Guarde a sua joia de prata 925 em um local fresco, seco e que seja preferivelmente hermético, a fim de evitar a oxidação.
  • Não exponha sua prata 925 a agentes corrosivos, tais como: cloro, perfume, agentes alcalinos, etc.
  • Evite a exposição direta da peça de prata à luz artificial, ou a luz do sol por longos períodos.
  • Não guarde diretamente em contato com madeira;
  • Não utilize creme dental, já que é abrasiva;
  • Limpe a joia com relativa frequência para manter seu brilho e beleza.