Sofisticada e elegante, a prata é um metal adorado pelas mulheres, e está presente em vários acessórios. No entanto, para manter o brilho original, a prata demanda cuidado e limpeza, caso contrário a peça pode ficar com uma aparência nada bonita.

Pode ser que sua semijoia de prata esteja nesse estado, um pouco escurecida ou sem brilho. Felizmente, existe uma solução. E ela pode ser mais simples do que você imagina. Você pode fazer hoje mesmo da sua casa.

Pensando nisso, preparamos um guia completo para você limpar a sua semijoia de prata em casa! Com poucos recursos você vai ver que sua prata voltará a reluzir como nova! Então leia até o final para descobrir.

 

Por que a prata escurece?

Antes de tudo, precisamos entender o causa o escurecimento da prata 925. E o principal motivo para que isso aconteça é a presença de enxofre. 

O enxofre está presente em praticamente todo lugar, desde o ar (com a queima de gases dos combustíveis) aos produtos de beleza que utilizamos no dia a dia. Quando entra em contacto com a prata, esse elemento forma uma camada de cor escura, o sulfeto de prata.

Por que prata escurece - O que causa oxidação e como evitar

Provavelmente você já escutou que o suor influencia no escurecimento do material. Isso não deixa de ser verdade, uma vez que os altos níveis de ácido úrico presentes no organismo podem influenciar no processo de escurecimento da prata. No entanto, a principal causa é o gás de enxofre que mistura-se à transpiração.

Por isso, se você usa com frequência sua semijoia, é natural que ela escureça.

 

Como evitar/retardar o escurecimento da prata?

Apesar de ser um processo natural, não significa que com alguns cuidados, não possamos retardar ou até mesmo evitar que a prata fique com aparência escurecida. Para isso, algumas medidas simples são eficazes:

  • Evite os químicos quando usar prata

Retire as jóias de prata quando for lavar a louça, lavar a roupa à mão ou usar produtos de limpeza para a casa e cuidado, até, quando for usar o seu perfume. Os químicos são grandes inimigos da boa aparência da prata.

  • Não durma com acessórios de prata

Já sabemos: a transpiração acelera o escurecimento da prata. Para evitar que escureçam mais rapidamente, evite dormir com as suas joias de prata junto ao corpo. 

  • Guarde as pratas num local arejado e seco

A beleza duradoura das suas pratas pode ser conseguida através de um passo simples: armazenar num local arejado e seco, longe da humidade e da exposição solar. Uma caixa organizadora ou um porta-jóias revestido a veludo são boas opções de armazenamento para as suas peças de prata.

  • Distancie a prata dos cosméticos

Sempre que for aplicar algum tipo de cosmético, evite que entre em contacto com as suas joias de prata. Isso inclui cremes, perfumes e maquilhagem. Estes produtos vão manchar o material.

Deixe que os produtos sequem após cada aplicação. De seguida, volte a usar as suas peças sem receios.

  • Não use prata para banhos de mar ou de piscina

O cloro da piscina e a água do mar aceleram a oxidação da prata e podem torná-la opaca. Para os mergulhos, o melhor é deixar as pratas bem guardadas.

 

Como limpar prata 925: 5 dicas infalíveis

Escureceu? Fique tranquila. Aqui estão 5 dicas infalíveis para ter a sua semijoia de prata novinha em folha outra vez. E o melhor, com produtos que você já tem em casa.

1- Pasta de dente

Parece um método estranho? Mas a verdade é que funciona mesmo. Sim, não restam dúvidas: o flúor presente na pasta dos dentes é o melhor aliado para manter o brilho das suas pratas. Isto porque este elemento ajuda a dissolver a camada escura formada sobre a prata.

Como limpar prata com pasta de dente

Como fazer: com os dedos, aplique uma camada generosa de pasta dos dentes sobre a sua peça de prata, espalhando o produto com uma folha de papel do rolo de cozinha. De seguida, basta retirar o excesso e lavar bem com água. Certifique-se que a peça fica completamente seca antes de voltar a guardá-la.

 

2- Sal e água quente

Esta é outra dica de limpeza da prata com produtos que não faltam aí em casa. O sal, por ser abrasivo, consegue desfazer a camada escura formada sobre o argento.

Na água a Ferver Derrame O Sal Com Uma Colher De Madeira Imagem de Stock -  Imagem de fervura, feito: 122241609

Como fazer: junte as suas peças de prata num recipiente com água muito quente e sal. Deixe de molho e verifique a evolução do processo. Aos poucos, as partes escuras clareiam naturalmente. Por fim, lave tudo com água e seque bem.

O único alerta que deixamos é: este método, apesar de eficaz, deve ser utilizado com moderação. O poder abrasivo do sal pode prejudicar, a longo prazo, a beleza das suas peças de prata.

 

3- Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é, certamente, um dos ingredientes mais utilizados por quem sabe como limpar prata. É eficaz e promete muito brilho, no entanto, não é indicado para limpar peças delicadas. Este composto químico desgasta as camadas superficiais da prata. Use com moderação e atenção especial.

Como limpar prata na panela

Como fazer: use 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio diluídas em 400ml de água e leve a panela ao fogo. Quando ferver, retire do fogo e deixe arrefecer. Os últimos passos para finalizar a limpeza da prata são lavar e secar bem.

 

4- Vinagre

O vinagre branco é um grande aliado das limpezas domésticas e também funciona para desfazer a camada oxidada da prata.

Como limpar ouro e prata das suas joias - Colhogar

Como fazer: deixe as peças de prata de molho num recipiente com 3 colheres de vinagre branco, 1 colher de sopa de detergente da louça e 500ml de água bastante quente. Use um pano macio, preferencialmente em algodão, para limpar as peças. Lave e seque bem.

 

5- Casca de banana

Além de ser um super alimento e ajudar a combater rugas, acne e manchas da pele, a casca de banana é muito utilizada para polir a prata. E a verdade é que funciona, especialmente se alternar este cuidado com algum outro método de limpeza entre os que listamos acima.

Como limpar aliança de prata: que ficou preta, dicas e muito mais!

Como fazer: a ideia é simples, basta que substitua a flanela que usa para o polimento da prata pela casca de banana. Use a parte interna para um polimento de sucesso.

 

Conclusão

As peças em prata são símbolos de elegância e requinte, no entanto, para não oxidarem e perderem o brilho, demandam cuidados e manutenção.

A boa notícia é que é simples manter as suas jóias sempre novas e reluzentes. Como vimos, com materiais que temos em casa e sem muito esforço, é possível limpar e revitalizar qualquer item de prata.

Agora, é só testar cada uma delas e decida-se pela melhor.

Gostou das dicas? Quer renovar o estoque de peças de prata? Então clique aqui e confira a maravilhosa linha de joias em prata 925 que a Anellimn preparou para você.