Assim como as joias, as semijoias também demandam certos cuidados para que  não adquiram aquele aspecto desgastado, fiquem riscadas ou até mesmo percam a cor. Afinal, ninguém merece investir em acessórios e vê-los perder a utilidade, não é?

A boa notícia é que existem maneiras de conservar as suas semijoias, de maneira que elas possam durar a vida inteira!Pensando nisso, preparamos um guia com 7 super dicas para manter a sua semijoia sempre com cara de nova.

Então, se você é daquelas que não dispensam um acessório para compor o look, leia até o final.

 

1. Guarde as peças com capricho

Essa dica serve para evitar que as peças fiquem com marcas de desgaste e arranhadas sem serem usadas.

Muitas vezes, esses acessórios podem sofrer deterioração por conta da má conservação. E não é isso que você quer, não é mesmo?

saquinho de cetim 8x10 para semi joias 100 unidades | Shopee Brasil

O atrito com outras semijoias, correntes emboladas e locais úmidos e que pegam poeira são algumas das causas para elas ficarem parecendo velhas, mesmo sem uso. Por esse motivo, procure um lugar adequado para armazenar os itens.

Primeiramente, esse local deve ser limpo e seco. Além do mais, você precisa mantê-lo organizado para evitar os problemas citados acima.

Pode ser uma gaveta ou um porta-joias, por exemplo. E se for um acessório mais delicado, conserve-o em um saquinho ou na embalagem original.

 

2. Separe os tipos de semijoias

Depois de encontrar um bom local para guardar as peças, também é preciso ter cuidado ao dispô-las.

Um erro é colocá-las de qualquer jeito em um porta-joias, por exemplo, pois elas podem se emaranhar a ponto de as superfícies se tocarem e agredirem o metal, o que pode descascá-las.

Porta Jóias Com Trava É Muito Grande Funcional, Colares, Brincos Caixa De  Armazenamento, Simples Multi-Camadas | Shopee Brasil

O ideal é separar as semijoias em nichos únicos, sem deixar os colares junto a anéis ou brincos, por exemplo. Portanto, separe seus acessórios por categorias e evite que fiquem amontoados. Quanto maior a organização, maior a durabilidade.

 

3. Evite contato das peças com a água

Ao contrário das joias, as semijoias podem oxidar em contato frequente com a água, fator que pode reduzir a vida útil da peça. Ou seja, é possível que elas percam a cor e o brilho ou fiquem com aquelas manchinhas esverdeadas. Por isso, preste atenção às orientações abaixo:
  • Evite usar os acessórios no banho ou ao lavar as mãos;
  • Certifique-se de estar com o corpo seco ao utilizar as peças e, após o uso, armazene-as longe de locais úmidos;
  • Caso você transpire, lembre-se de limpar bem a semijoia antes de guardá-la novamente

 

4. Faça da flanela a sua aliada

A flanela é altamente indicada para fazer a limpeza das peças, pois sua superfície mais suave remove a sujeira de maneira delicada e sem ocasionar riscos.

Dessa forma, tenha uma sempre por perto para lustrar as semijoias.

Uma boa dica é passar o paninho nos acessórios assim que terminar de usá-los.

Conheça o Vilão das Semijoias: o Ácido Úrico - Blog da Sofie

Com esse cuidado simples, você verá a transformação deles quase que instantaneamente depois de realizar o procedimento.

 

5. Utilize sabão neutro para a limpeza das suas semijoias

Não tem jeito: muitas vezes, as peças podem ficar sujas de modo que apenas a flanela não será capaz de realizar uma boa limpeza.


Nesse caso, é recomendável que as semijoias sejam limpas em água corrente e, de preferência, com sabão neutro, para evitar que agentes químicos de limpeza causem danos.

Nesse processo, enxágue bem os acessórios e verifique se não há resquícios de produto. Em seguida, você pode enxugar com um pano seco e utilizar a flanela para fazer o acabamento.
 

6. Tome cuidado com perfumes e cremes hidratantes

Usar perfumes e cremes hidratantes por cima das semijoias pode reduzir bastante a vida útil delas e deixá-las sem brilho e oxidadas.

É que esses produtos têm diversas substâncias que, quando entram em contato com as peças, contribuem para a oxidação dos banhos e deterioração das camadas.

WDF Semijoias - #Dicas - Cuidados com a sua Semijoias

Então, seque cuidadosamente o seu corpo após o banho, passe seus hidratantes e perfumes, espere secar bem (em média 15minutos) só então, coloque suas semijoias.

Elas não vão estragar, e você vai preservá-las intactas por muuuito mais tempo.

 

7. Não use semijoias ao praticar atividades físicas

Quando gostamos muito de um acessório, queremos usá-lo em todos os lugares. Tem hora que até esquecemos que ele está no nosso corpo, não é verdade?
Com isso, é comum que a pessoa pratique esportes ou vá à academia usando suas peças favoritas.

No entanto, um dos cuidados com semijoias mais básicos é tirá-las antes de se exercitar. Um dos motivos é que o suor contém sais e outras substâncias que levam a peça a se deteriorar mais rapidamente.

Outra razão é que você pode acabar amassando ou riscando seus acessórios ao pegar alguns pesos ou segurar equipamentos esportivos. Sem contar que existe o risco de prenderem em alguma coisa e acabarem arrebentando.

Viu como são simples os cuidados com semijoias para mantê-las com a aparência de novas por muito mais tempo?

 

Conclusão

Os cuidados com suas joias folheadas fazem toda a diferença para preservar as características que elas apresentam no momento da compra. Qual mulher não gosta que seus acessórios estejam sempre com cara de novos, não é mesmo?

Antes de tudo, vale a pena ressaltar o cuidado que se deve ter na hora da compra. Peças com materiais de qualidade são a maior garantia de que o acessório durará bons anos.

Quer garantir semijoias incríveis e de alta qualidade? Clique aqui para conferir a seleção maravilhosa de semijoias que a Anellimn preparou para você.