Além de serem grandes aliados para proteger os nossos olhos da luminosidade excessiva, os óculos de sol são um acessório indispensável para quem quer exalar estilo e imprimir uma personalidade própria, pois trazem um toque de charme e beleza a qualquer look.

Em meio a tantas opções e estilos, escolher o óculos de sol ideal exige atenção, afina eles ficam uma região muito aparente do corpo, funcionando quase como um cartão de visita. Não é a toa que, segundo um estudo da Universidade de Londres, ao usar óculos escuros, as pessoas se sentem automaticamente mais autoconfiantes. 

Pensando nisso, preparamos um guia com 4 passos simples e certeiros para você escolher o óculos de sol perfeito para você.

 

1.Defina as condições da sua utilização 

Para escolher os seus óculos de sol é importante saber quando, onde e como vai usá-los. Você pode, por exemplo, estar em busca de um produto para proteger seus olhos durante a prática de esportes. Ou, então, estar de olho em um acessório para compor seus looks de trabalho.

12 Cheap and Cheerful Sunglasses That Are More Expensive Than They Actually  Look - Premiere News

Sendo assim, saber o uso que pretende dar ao seu acessório facilita na escolha, já que você pode adequar a sua busca a produtos que se enquadram na categoria que procura, dos modelos óculos de sol mais tradicionais até os mais fashionistas.

Por isso, é bastante comum as pessoas terem diferentes óculos de sol para cada ocasião, até por uma questão estética já que, além de protegerem, também são acessórios de moda.

 

2. Escolha um modelo que seja adequado ao formato do seu rosto

Existem algumas “regrinhas de bolso” que levam em consideração o formato do rosto e as armações, com objetivo de harmonizar melhor as linhas. E por mais que a gente tente fugir ao máximo de algumas regras prontas da moda, elas existem por uma razão. 

Cortes de cabelo X Tipos de rosto – Flor de Strass

Óculos com formatos mais arredondados e ovalados combinam com rostos de formato quadrado e diamante, enquanto armações quadradas valorizam rostos mais arredondados. 

Veja os formatos de rosto e os tipos de óculos para o match perfeito:

  • Rosto oval

Quase todos os estilos resultam com um rosto oval. As armações ligeiramente redondas e de dimensões grandes ficam bem. Convém optar por um modelo não muito largo, apesar da tendência, para não sair fora do rosto.

 

  • Rosto redondo

As armações certas podem fazer com que este tipo de rosto pareça mais longo e fino. Para tal, devem ser da mesma largura ou saírem um pouco dos limites da face. Prefira linhas rectas ou semirretas, pelo fato de suavizarem e alongarem o rosto.

 

  • Rosto quadrado

Este tipo de face é caracterizado por testa e queixo largos e maxilares salientes. O rosto é, por si, já muito forte, por isso fuja das armações redondas. Prefira aros com os cantos retangulares e lentes com corte de nylon, sem armação em baixo, para suavizar o rosto.

 

  • Rosto triangular

É, por norma, caracterizado por um queixo fino e por uma testa mais larga. As armações mais estreitas e arredondadas vão corresponder às opções mais adequadas.

 

3.Escolha um par de óculos confortável 

Um bom par de óculos de sol precisa de ser confortável para as suas orelhas e para a base do nariz, afinal, são eles que irão suportar a tensão da armação por horas, pelo que vale a pena optar por materiais leves e de boa qualidade, sempre ajustados ao tamanho do seu rosto.

Best Sunglasses For All Face Shapes: Cat Eye, Aviator & More | Glamour UK

E conforto não tem a ver só com o material. Tem a ver com estilo também. Busque armações que transmitam a sua personalidade, que te deixem à vontade. 

 

4. Analise o custo-benefício

Por fim, outro fator que você deve considerar antes de comprar um óculos de sol é o custo-benefício. Há modelos para todos os gostos e, claro, bolsos. Então estipule o quanto você está disposto a investir no acessório.

Caso a ideia seja comprar um modelo atemporal, para acompanhá-lo por muito tempo, pode valer a pena desembolsar um pouco mais em um produto durável e com qualidade superior. 

The Best Sunglasses for Women to Elevate Your Summer Look | The Paradise  News

Se, por outro lado, você busca um óculos de sol alinhado com alguma tendência pode optar por um modelo mais em conta, já que a ideia não é usá-lo por anos a fio.

Pensando nisso, preparamos uma seleção de óculos escuros para você. Desde os modelos atemporais até as principais tendências do momento. Clique aqui para conferir.

 

Conclusão

Os óculos de sol compõem o look e deixam qualquer proposta com muita personalidade. Depois desse guia simples, escolher os melhores óculos de sol para você vai ser uma missão simples.

Clique aqui para conferir as ofertas de óculos escuros que a Anellimn preparou para você.