Filtro dos Sonhos: Tudo sobre esse adereço cheio de significado

Você certamente já viu um filtro dos sonhos pendurado por aí ou até mesmo já ouviu falar que é bom tê-lo em casa. O apanhador de sonhos, como também é conhecido, foi ganhando popularidade e diferentes versões, sendo amplamente difundido como um item decorativo, ícone da cultura boho-hippie.

Muitos até sabem que trata-se de um amuleto, mas poucos conhecem o seu verdadeiro significado e origem. Leia até o final para entender o que ele simboliza de fato e descubra como utilizar esse adereço cheio de significado e energia.

 

O que é o Filtro dos Sonhos

O filtro dos sonhos é uma peça em forma de círculo, originalmente, de madeira com fios entrelaçados no seu interior, formando uma espécie de teia de aranha. Desses fios, saem penas que ficam penduradas na parte inferior, no lado exterior do círculo. Além disso, há pequenas contas penduradas na teia, no interior do círculo. 

What is a Dream Catcher? | Dream-Catchers.org

Tradicionalmente, o filtro dos sonhos era confeccionados com fibras de um salgueiro-chorão e coberto com tiras de couro. Posteriormente o adereço ganhou versões com diferentes materiais.

Cada elemento do filtro dos sonhos possua um significado e, em conjunto, tenha uma função mística e espiritual. Sendo assim, o objetivo central desse amuleto é zelar pelas pessoas ao dormirem, purificando as energias negativas para impedir que pesadelos alcançassem as sonhadoras. 

 

História e Origem

O filtro dos sonhos, ou dream catcher, como é conhecido na sua terra natal, foi criado pela tribo Ojibwa, tornando-se um amuleto da cultura indígena norte americana.

DREAM CATCHERS: LEGENDS AND MEANINGS - Art-Sheep

Para a tribo Ojibwa, que vivia nos Grandes Lagos americanos, os sonhos desempenhavam um papel importantíssimo na nossa vida e, por isso, era preciso decifrá-los. 

De acordo com a sua crença, ao cair da noite, o ar se enche de sonhos que podem conter mensagens do Grande Espírito para nós, humanos. E para separar os bons sonhos das energias ruins que nos fazem mal, eles criaram o filtro dos sonhos.

Os Elementos do Filtro dos Sonhos

Cada componente do apanhador de sonhos, do círculo aos fios entrelaçados, das penas às contas penduradas, possui um significado na simbologia do amuleto:

Dream Catcher Native American Wallpapers - Top Free Dream Catcher Native American Backgrounds - WallpaperAccess

O círculo: simbolizando o ciclo da vida natural, por isso, ele é feito de madeira ou de alguma outra fonte da natureza. Ele também representa a força do sol e da lua que atravessa o céu todos os dias e todas as noites. 

A teia: localizada no centro do filtro dos sonhos, a teia de aranha é feita para purificar as energias e impedir a entrada dos pesadelos. 

As penas: representando a sabedoria, as penas do filtro dos sonhos servem para direcionar os bons sonhos aos sonhadores. 

As contas: simbolizando a própria aranha, as contas são os sonhos ruins que ficaram presos no amuleto para nunca mais perturbar outros sonhadores. 

 

Decoração com filtro dos sonhos

Segundo a lenda ameríndia, o filtro dos sonhos deve ser colocado em um local onde bata sol, de preferência, próximo a uma janela ou ao lado da cama. A razão por trás disso é que os ameríndios acreditam os raios solares eliminam os pesadelos presos pelos fios da teia. 

Photo Wallpaper Background, Window, Talisman, Dreamcatcher - Dream Catcher Images Hd - 1332x850 Wallpaper - teahub.io

Quanto ao estilo do dream catcher, dependerá do estilo da decoração da casa. Para isso é importante escolher um modelo que se harmonize com o restante do ambiente.

Decoração: Filtro dos sonhos - Just Lia | Por Lia Camargo

Em um ambiente mais alegre e descontraído, o filtro dos sonhos colorido é uma ideia bem interessante, já para um ambiente mais clean e com decoração minimalista, o filtro dos sonhos preto ou branco pode dar o toque final que o ambiente precisa.

Um dos cômodos que o filtro dos sonhos mais é utilizado é o quarto, afinal de contas, a sua principal função é afastar os pesadelos e atrair bons sonhos, deixando as noites de sono mais tranquilas, geralmente o filtro dos sonhos fica pendurado sobre a cabeceira da cama box, protegendo assim os seus sonhos.

Catch Your Dreams With These 15 Stunning Dream-catcher Ideas | Como fazer filtro dos sonhos, Handmade home, Decoração filtro dos sonhos

Vale lembrar que também existem adereços para usar no corpo com o formato de filtro dos sonhos, como colares e brincos. Além de trazerem boas energias, o adorno te deixará cheia de estilo.

 

Cores para filtros dos sonhos

As cores escolhidas para o filtro dos sonhos também são muito importantes, pois, as cores também podem interferir no significado do filtro dos sonhos, por isso, acompanhe abaixo o que cada uma das cores representa e escolha a que mais se identifica com você.

  • Branco

Um dos mais tradicionais, o filtro dos sonhos branco, representa a iluminação e supremacia espiritual.

  • Azul

O filtro dos sonhos com tons de azul são perfeitos para quem busca tranquilidade e paciência. Eles são ótimos para atividades de meditação e harmonia.

  • Verde

O verde no filtro dos sonhos representa a harmonia, cura e justiça.

  •  Amarelo

O amarelo é uma cor muito viva e alegre. O filtro dos sonhos amarelo ou dourado é sinônimo de criatividade, inteligência e sabedoria.

  • Rosa

Quando falamos em tons de rosa logo nos vem à mente algo mais delicado  e feminino, por isso, os filtros dos sonhos produzidos nessa cor representam a beleza e o amor.

  • Vermelho

Outra cor forte, o filtro dos sonhos vermelho são estimulantes e a cor nos remete a paixão, conquista e força de vontade.

  • Preto

O filtro dos sonhos preto nos leva de encontro a nossa espiritualidade.

 

Conclusão

Um ícone da cultura indígena americana que ganhou o mundo, com muitas versões cheias de estilo, que se tornou um item decorativo cheio de boas energias.

Diante de tanto significado, fica difícil não querer um Filtro dos Sonhos para você, né? Pensando nisso, a Anellimn preparou uma seleção especial para você escolher o modelo perfeito de Filtro dos Sonhos para sua casa. Clique aqui para conferir.